OFICINA LIVRE PRODUÇÃO E CURADORIA PARA MOSTRAS DE CINEMA
1. INFORMAÇÕES GERAIS:
SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Phillip Johnston
CARGA HORÁRIA: 12 HORAS
DATA: 22, 24, 29/05 e 05/06 (terças e quintas-feiras), das 10:00 às 13:00
VALOR: R$ 400,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência:
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected]
2. APRESENTAÇÃO:
O curso oferece uma visão do planejamento em curadoria de filmes, familiarizando o aluno com os desafios e oportunidades de um mercado com amplas possibilidades de atuação e ao mesmo tempo em constante avanço tecnológico. Também apresenta as bases logísticas para o desenvolvimento de uma mostra de filmes e os diversos trabalhos envolvidos no setor.
3. PROFESSOR:
PHILLIP JOHNSTON – Carioca, estudou Cinema na Universidade Estácio de Sá. Possui uma filmografia com nove títulos entre curtas, médias e longas. Com seu primeiro documentário, Son de los Diablos, ganhou o prêmio Centro Provincial de Casas de Cultura durante o VIII Festival Internacional de Documentários Santiago Álvarez In Memoriam. Seus filmes costumam abordar questões ligadas aos temas da memória, preservação e cultura popular. Atuou como palestrante e organizou mostras audiovisuais no Brasil e no Peru com a produtora Rocío Salazar. Integrou a equipe do Ramal Cineclube realizando sessões itinerantes com recursos de acessibilidade para cegos e surdos. Em 2012 coordenou a Mostra MAC durante o XI Araribóia Cine – Festival de Niterói. Entre 2014 e 2017 participou da equipe do Festival Internacional de documentários. É Tudo verdade, no Rio de Janeiro. Em 2017 ministrou o curso de Introdução ao Audiovisual nas unidades do SESC em Campos e Nova Friburgo. Desde 2014 realiza oficinas de audiovisual para o Circuito Cultural Arte Entre Povos, percorrendo cidades do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1
– Análise e comparação de festivais, mostras, e estilos de programação.
– Como a curadoria de filmes pode ajudar a definir a identidade de um espaço físico e estabelecer um público alvo.
– Arquivos audiovisuais. Métodos e fontes de pesquisa.
Aula 2
– Definindo um recorte e trabalhando opções de programação.
– Disponibilidade e acesso às obras.
– Tipos de suporte e métodos de exibição.
Aula 3
– Curadoria temática.
– Negociações e licenças de exibição.
– Logística de programação. Logística na utilização de serviços.
– A importância da Assessoria de Imprensa.
Aula 4
– Trabalhando com editais de ocupação.
– Equipamentos culturais e características de programação (com ênfase nos espaços do Rio de Janeiro).
– A importância da contextualização de obras para o público.
– Produtos gerados por uma curadoria filmes (antes, durante e depois de uma mostra).
5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.