A Geração Darcy pensando e fazendo cinema. “Vente” é fruto de estreia do paraense Fábio Limah, estudante que fez o Curso Intensivo de Formação em Realização Audiovisual, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. O curta-metragem foi produzido na Escola, onde estreou em 27 de janeiro e teve nova exibição dia 10 de março de 2018 na Mostra de Curtas.
Protagonizado por Kelly Tibúrcio e Rafael Mello, Ventre é, segundo o diretor, uma declaração de guerra contra a misoginia e a opressão, onde um conflito aparentemente íntimo de uma mulher é capaz de dizer tanto sobre a realidade de muitas outras mulheres, brasileiras, latinoamericanas, lutando para serem reconhecidas como cidadãs deste mundo.
O filme mergulha no inconsciente dessa solitária mulher, desamparada pelo parceiro e pela sociedade, que vive o dilema de interromper ou não sua gravidez. Ventre, influenciado pela estética surrealista, quebra a linearidade da narrativa com efeitos visuais e sonoros concebidos por Fábio Limah, Rafael Carvalho e Lucas Machado durante o processo de montagem.
Fábio Limah teve como referências fílmicas Dogville (Lars von Trier, 2003), Frida (Julie Taylor, 2002) e Chatô, o Rei do Brasil (Guilherme Fontes, 2015), entre outros, para criar a estética onírica de “Ventre”.
Foram fundamentais para a concretização do projeto a participação dos colegas do Curso Intensivo de Formação em Realização Audiovisual, da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e a Professora Ziza Dourado.
Teaser de Ventre (Prólogo): https://youtu.be/zcPehdahk1I