Filmes clássicos do cinema brasileiro podem ser assistidos gratuitamente no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca Brasileira, uma iniciativa da Secretaria do Audiovisual (SAV) do Ministério da Cultura (MinC). A plataforma virtual reúne uma coleção com mais de 359 títulos nacionais, entre longas e curtas-metragens de diversos gêneros e diretores.
O conjunto é resultado de uma coleta realizada pelo MinC, além de materiais encaminhados por produtores e realizadores. Para acessar, clique aqui.
No site, os filmes estão divididos em quatro seções: Silenciosos (curtas e longas da época do cinema mudo lançados entre as décadas de 1910 e 1940), Atlântida (reúne produções da Atlântida Empresa Cinematográfica feitas entre as décadas de 1940 e 1960), Vera Cruz (disponibiliza filmes da Companhia Cinematográfica Vera Cruz S.A., lançados entre 1940 e 1970) e Ince (vídeos feitos pelo Instituto Nacional de Cinema Educativo a partir dos anos 1960).
É com este que eu vou (1948), Barnabé, tu és meu (1951), Amei um bicheiro (1952), O cangaceiro(1953), Verão de fogo (1969) e o documentário Marcelo Grassmann: 25 anos de gravura (1971) são alguns dos filmes disponíveis. Na plataforma, também há mais de dois mil cartazes de filmes nacionais e algumas imagens e vídeos de reportagens jornalísticas e cenas de telenovelas da extinta TV Tupi.
Também existe a sessão de Projetos Especiais, onde é possível encontrar entrevistas com nomes como Eduardo Coutinho, Caetano Veloso e Mauro Munhoz, entre outros.