O tradicional Cine Olympia, de Belém de Pará, Amazônia, sala de exibição em atividade há mais tempo no Brasil, exibiu na quinta-feira, dia 17 de maio, o curta-metragem Ventre, dirigido pelo paraense Fabio Limah, produzido na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, e estrelado por Kelly Tiburio. Já nos dias 18, 19 e 20 de maio, Ventre será exibido às 18h. O filme aborda maternidade compulsória e direito das mulheres ao aborto seguro. Fábio, paraense nascido no município de Capitão Poço (nordeste do estado), e Kelly, carioca nascida na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, são estudantes bolsistas do Curso Intensivo de Formação em Realização Audiovisual da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ingressaram na Escola em junho de 2017 e finalizam a formação em cinema em maio de 2018, no mesmo período da exibição de Ventre em Belém – cidade ainda desconhecida para Kelly, que viajará pela primeira vez para o norte do Brasil.
Neste dia haverá ainda debate sobre o processo de criação do curta-metragem, maternidade compulsória e direitos das mulheres. Da equipe do filme, participarão o diretor, Fábio Limah, e a protagonista, Kelly Tiburcio. Estarão ainda na mesa de discussão especialistas em gênero, dramaturgia e cinema: a Prof.ª Dr.ª Bene Martins e a Prof.ª Dr.ª Luanna Tomaz, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e o crítico de cinema Marco Antonio Moreira.
Já nos dias 18, 19 e 20 de maio, Ventre será exibido às 18h. Questionado sobre a volta ao estado natal para a estreia do seu primeiro curta-metragem, Fábio Limah responde que a sensação de ver o filme estrear no Pará – e, principalmente, no cinema de funcionamento mais antigo do Brasil – não cabe em palavras.
“É a emoção de fazer o primeiro filme na Darcy Ribeiro, de levá-lo para Belém, de aguardar a exibição no Cine Olympia… São vários sentimentos indescritíveis juntos”, diz o mais novo cineasta do Brasil, pertencente à Geração Darcy, assim como Kelly Tiburcio.
Fábio, paraense nascido no município de Capitão Poço (nordeste do estado), e Kelly, carioca nascida na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, são estudantes bolsistas do Curso Intensivo de Formação em Realização Audiovisual da Escola de Cinema Darcy Ribeiro. Ingressaram na Escola em junho de 2017 e finalizam a formação em cinema em maio de 2018, no mesmo período da exibição do “Ventre” em Belém – cidade ainda desconhecida para Kelly, que viajará pela primeira vez para o norte do Brasil.
Cinema Olympia
O cinema remete à época da Belle Époque, no começo do século XX, período auge da economia da borracha na Amazônia, quanto a capital paraense ostentava luxo e glamour graças aos proventos da extração da seringa. Foi fundado pelos empresários Carlos Teixeira e Antonio Martins, em 24 de abril de 1912. Na década de 1950 foi comprado pelo famoso grupo Severiano Ribeiro. Já teve o funcionamento ameaçado por diversas vezes ao longo desses 106 anos. A última foi em 2006, quando artistas e intelectuais se mobilizaram e conseguiram que o Olympia se tornasse um espaço cultural, hoje administrado pela Prefeitura de Belém.
FICHA TÉCNICA DE VENTRE:
- Diretor: Fábio Limah
- Elenco: Kelly Tiburcio, Rafael Mello
- Assistência de Direção: Kely Gomes
- Montagem: Rafael Carvalho, Lucas Machado, Fábio Limah
- Roteiro: Fábio Limah, Kely Gomes, Rafael Mello
- Supervisão de Som: Ricardo Mansur
- Preparação de Elenco: Rafael Mello, Fábio Limah
- Produção: Fábio Limah, Priscila Faria, Rafael Mello, Kelly Tiburcio, Murilo Miranda, Luiz Daniel Guimarães
- Figurino/Maquiagem: Kelly Tiburcio, Fábio Limah
- Fotografia: Naldinho Lourenço, Matheus Seabra
- Luz: Léo Ferreira, Matheus Seabra
- Gaffre: Gabriel Quintanilha, Léo Machado
- Direção de Arte: Priscila Faria, Débora Gregório, Fábio Limah
- Designer Gráfico: Lucas Machado
- Editor de Vídeos: Rafael Carvalho
- Desenho de Som: Rafael Carvalho, Lucas Machado, Fábio Limah
- Trilha Sonora: Rafael Carvalho, Hugo Fernandes
- Making of: Fábio Brum, Léo Machado
- Still: Igor Lima, Léo Machado, Fábio Brum
- Assessoria de Comunicação: Antonio Fausto
- Contrarregragem: Diego Nicollas, Thamires Costa
- Cenografia/Adereços: Fábio Limah, Débora Gregório, Antonio Fausto, Priscila Faria, Rafael Mello, Thamires Costa
- Platô: Wagner Novais
- Som Direto: Rafael Carvalho, Taís Sales de Moraes, Amanda Moraes
- Video Mapping: Débora Gregório, Plínio Piettro
- Efeitos Visuais: Rafael Carvalho, Lucas Machado