OFICINA LIVRE ROTEIRO E NARRATIVA PARA JOGOS
1. INFORMAÇÕES GERAIS:
SEMESTRE LETIVO: 2018.1
PROFESSOR: Thiago Baptista
CARGA HORÁRIA: 30h
DATA: EM BREVE
VALOR: R$300,00 pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7- Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ: 02.605.336/0001-03 – Importante: Enviar comprovante para o e-mail da Secretaria confirmando a inscrição. E-mail: [email protected].
- APRESENTAÇÃO:
Jogos para consoles, PCs e smartphones são hoje uma indústria que movimenta mais dinheiro que o cinema. É uma forma de arte considerada por muitos a “literatura do Século XX”. Porém, escrever para jogos não é o mesmo que escrever para o cinema ou TV. A narrativa interativa, onde o leitor/jogador deixa de ser um mero espectador passivo e passa a ter agenciamento sobre a história contada, apresenta desafios particulares que exigem uma nova forma de se pensar tanto o narrar quanto o jogar. A proposta dessa oficina é abordar esses desafios na prática, discutindo jogos como forma de expressão artística e exercitando o conhecimento aprendido. Ao final da oficina, os alunos terão construido suas próprias narrativas interativas na forma de um jogo de aventura em texto.
- PROFESSOR:
Thiago Baptista é autor e desenvolvedor de jogos independentes, desenvolvedor de softwares e escritor. Atuou como Designer de Narrativas Assistente, roteirista e redator na Fableware Narrative Design, onde trabalhou, dentre outros projetos, no jogo Sword Legacy: Omen. É graduando em Jogos Digitais pelo Instituto Infnet e estuda Roteiro Cinematográfico na Escola de Cinema Darcy Ribeiro (ECDR/IBAv), sendo aluno dos(as) professores(as) Yoya Wursch, Marcelo Starobinas, Márcia Zanelatto e Felipe Sholl.
- CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1
– Narrativa: conceitos e definições;
– Narrativas tradicionais x interativas;
– Jogos e sua arte;
– Narrativa embutida x narrativa emergente;
– Narrativas em jogos: apreciação;
– Apreciação: adventures em texto;
– Apreciação: livros-texto (“escolha sua aventura”);
– Apreciação: aventuras gráficas aponta-e-clica;
– Apreciação: RPGs computacionais;
– Apreciação: “interactive novels”;
– Introdução à ferramenta Twine;
– Árvore de decisões e diálogos;
– Variáveis, condições;
– Exploração de ambientes;
– Criação de quebra-cabeças simples;
– Exercícios.
Aula 2
– O que é meio de expressão artística?;
– O que são jogos?;
– A arte dos jogos: o gameplay;
– O gameplay como metáfora: Decatlo de Reiner Knizia;
– Arte e impacto: Train de Brenda Romero;
– Mecânica como mensagem: Papers, Please e You Become What You Behold;
– O poder do tema: That Dragon, Cancer e Coming Out Simulator;
– Narratologia x Ludologia;
– Narração e jogar: That Pretentious Game.
Aula 3
– Jogos e fronteiras: The Stanley Parable e Loniness;
– Limites: o que não é jogo?;
– Quebra-cabeças como forma de se mover a história: Fuga do Planeta Cobrança;
– O plano cartesiano interatividade x quebra-cabeça;
– Ligação com o cinema: teatro filmado x linguagem fílmica desenvolvida;
– Jogos, arte e Twine: Rainy Days;
– Exercícios práticos.
Aula 4
– Introdução ao Design de Narrativas;
– Narrativas interativas lineares;
– Narrativas interativas ramificadas;
– Narrativas interativas de múltiplos finais;
– Exercícios: história interativa não-linear;
– O quebra-cabeças e a narrativa interativa linear;
– Estudo aprofundado: Day of the Tentacle;
– Exercício: história interativa linear.
Aula 5
– Árvores de diálogo;
– Roteiro para narrativas interativas;
– Cenários de RPGs como roteiro interativo;
– Exercício: uma cena de RPG;
– Roteiros para jogos;
– Roteiro literário x roteiro técnico
– Roteirismo via planilhas;
– Exemplo e exercício de roteiro;
– Jogos e cinematografia: paralelos históricos;
– Jogos e cinematografia: cenas de corte;
– Jogos e cinematografia: GTA 5, The Witcher 3: Wild Hunt;
– Trabalho final;
– Últimas palavras: pelo reconhecimento dos jogos como forma de expressão artística.
- INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
Dúvidas? Entre em contato com nossa Secretaria: (21) 2233-0224.