CURSO DE COMO PLANEJAR UMA TRAJETÓRIA DE FESTIVAIS
1. INFORMAÇÕES GERAIS:
SEMESTRE LETIVO: 2020.1
PROFESSOR: Rei García
CARGA HORÁRIA: 16 horas
DATA: 13 a 16/01, das 14h às 18h.
INVESTIMENTO: R$300,00
10% de desconto para quem estuda na escola ou se inscreve em dois ou mais cursos*.
5% de desconto para pagamentos à vista (dinheiro ou transferência bancária).
O pagamento pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual – CNPJ: 02.605.336/0001-03
Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]
*Desconto não cumulativo
2. APRESENTAÇÃO:
O objetivo do curso é refletir sobre os critérios curatoriais dos festivais com a finalidade de planejar uma trajetória para filmes de um modo realista e de acordo com o nosso orçamento. Para isso discutiremos conceitos como: tipos de festival, tipos de estreia, trajetória e história do festival. A metodologia será terapêutica, o(a) aluno(a) deverá se entender e conhecer seu filme, saber o que ele (a) pode oferecer para um festival com a finalidade de encontrar uma contrapartida no evento.
3. PROFESSOR:
Rei García dirige a Doc & Rio Festivals, uma distribuidora de festivais no Brasil que tenta conectar filmes com festivais nacionais e internacionais. Formado pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San António de los Banhos (EICTV) em Cuba. Participou de cursos e workshops de distribuição e festivais como EURODOC – Programa de Treinamento em Coprodução e Distribuição Europeia, São Paulo-Locarno Industry Academy, Locarno U30 e DocuLab Guadalajara. Autor do Livro “Como ser uma Ponte, manual de desenvolvimento de projetos cinematográficos para produtores iniciantes”. Foi coordenador geral de Nuevas Miradas Lab 10 e Coordenador da Cátedra de Produção da EICTV. Foi produtor de mais de uma dúzia de curtas e vários longas que fizeram uma ampla trajetória em festivais internacionais, o qual lhe permitiu acumular conhecimento e experiência no circuito de festivais internacionais.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1 – Entendendo os Festivais
Introdução. Apresentação do professor, do programa e dos objetivos.
Apresentação do exercício final: criar uma estratégia de festivais para um filme hipotético.
O que é um festival?
Por que é importante ser selecionado para um festival?
Qual é a sua estrutura?
O que quer um festival de você?
O que você quer de um festival?
Tipos de Festivais.
A vida de um filme no circuito de festivais (Primeiro e Segundo ano).
Os programadores: amigos ou inimigos.
Aula 2 – Entendendo-se e entendendo o seu filme
Tipos de estreias: mundial, internacional, nacional, continental.
Como escolher um festival?
Os deliveries para um festival.
Percurso A e B por festivais.
Incompatibilidades entre festivais e outros festivais ou plataformas vod.
Cronograma de Festivais – o Plano A.
Plataformas de distribuição para festivais. Plataformas de armazenamento de filmes.
Custos. Orçamento para festivais.
Distribuidoras que trabalham com festivais.
Aula 3 – O que fazer ao ser selecionado e depois
A comunicação com a equipe do festival.
Como agir quando é selecionado?
O que significa ser seleção oficial?
O Q&A.
Por que é importante ir a um festival?
O que fazer quando você participa de um festival. O que fazer nas festas.
Materiais de promoção do filme que devem ser levados em um festival. O cartão de visita.
Alternativas para visibilizar um filme que não foi escolhido em um festival.
Cronograma de Festivais – o Plano B.
Aula 4 – Prática
Apresentação dos Cronogramas e Orçamentos para Festivais.
Debate sobre as Escolhas.
A importância de ser breve e direto.
5. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.
…
Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Venha fazer parte da Geração Darcy!