CURSO DE CRIAÇÃO E PRODUÇÃO AUDIOVISUAL TRANSMÍDIA
1. INFORMAÇÕES GERAIS:
SEMESTRE LETIVO: 2019.2
PROFESSOR: Gustavo Padovani
CARGA HORÁRIA: 14 horas
DATA: : 22 a 25/07 (segunda à quinta), das 14h às 17h30
INVESTIMENTO: R$250,00
10% de desconto para quem é ou já foi estudante da escola.
Pode ser parcelado em até 2x no cartão (presencialmente).
Dados Bancários para Depósito/Transferência (pagamentos à vista):
Banco do Brasil / AG. 0183-X / CC: 408.757-7
Instituto Brasileiro de Audiovisual – CNPJ: 02.605.336/0001-03
Importante: Envie o comprovante do depósito/transferência para os e-mails [email protected] e [email protected]
2. APRESENTAÇÃO:
A produção de conteúdos audiovisuais expandiu das janelas convencionais (Televisão e Cinema) para as inúmeras plataformas de mídia (vídeo sob demanda {VOD}, sites, aplicativos e redes sociais) e a narrativa transmídia é uma das formas de criação e consumo que tem se ocupado de realizar um diálogo entre os formatos mais tradicionais e os contemporâneos. O objetivo deste curso é entender as teorias e as práticas que constituem esse novo ambiente dinâmico de criação audiovisual, aplicando-as em projetos que envolvam novos saberes a respeito de estruturas narrativas para multiplataformas, novas formas de produção, modelos de negócios, fomentos e estratégias de circulação do conteúdo audiovisual.
3. PROFESSOR:
Gustavo Padovani é mestre em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), especialista em Gestão em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e doutorando em Multimeios pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É professor no curso de Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na Especialização em Produção de Conteúdo Audiovisuais para Multiplataformas (EAM) na UFSCar, na Especialização em Mídias Digitais da Estácio de Sá e na Pós-Graduação em Administração da Fundação Getúlio Vargas (FGV) / UniSEB – Ribeirão Preto. Participa do Grupo de Pesquisa em Mídias Interativas em Imagem e Som (GEMInIS) e da rede de pesquisadores Observatório Ibero-Americano Ficção Televisiva (OBITEL). Atuou por quatro anos na produção de conteúdos audiovisuais e estratégias de marketing nas redes para o Hospital de Câncer de Barretos, quatro anos na gestão do Coletivo Cultural Gema Genérica e presta consultoria na criação de soluções e conteúdos executar projetos de comunicação, narrativa audiovisual e marketing estratégico para empresas, Organizações Não-Governamentais (ONGs), projetos culturais e ministrou oficina no Festival de Cinema de Tiradentes em 2018. Atuou no curta “Reflexos” (Giuliano Gerbasi, Brasil, 2008) e é roteirista da websérie em desenvolvimento “Ângulos”.
4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Aula 1 – Introdução
Apresentação dos alunos
Cultura Participativa / Cultura da Convergência
Produção de conteúdo em multiplataforma
Narrativa Transmídia
Aula 2 – Mundos Narrativos
Criação de mundos ficcionais
Uso dramático de um espaço narrativo
Construção de personagens em multiplataformas
Aula 3 – Roteiro Audiovisual para Multiplataformas
Novas estruturas narrativas
Jornada do usuário pelas mídias
Adaptações e diálogos entre formatos audiovisuais
Atividade prática: baseada na atividade anterior, os participantes irão desenvolver as competências para criar um roteiro de um curta-metragem ou de websódio que dialogue com outras plataformas e seja advindo do mundo narrativo desenvolvido previamente.
Aula 4 – Modelos de projetos
Distribuição e janelas de exibição do projeto
Bíblia Transmídia
Modelo de negócio
Pitching
Atividade prática: os alunos irão criar um modelo de negócio e sua bíblia transmídia baseada nas narrativas criadas previamente para treinar os conceitos trabalhados nessa aula. Como resultado final, os alunos apresentarão o projeto em formato de pitch.
5. BIBLIOGRAFIA:
ARISTÓTELES. Poética. Rio de Janeiro: Ediouro S/D
ECO, Umberto. Sobre Espelhos e Outros Ensaios, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
DIAS, A. ; SOUZA L. (Org.) Film Business: o negócio do cinema. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. FIELD, Syd. Manual do Roteiro. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.
JENKINS, Henry ; GREEN, J ; FORD, S. Cultura da Conexão. Aleph. São Paulo. 2014
LOTZ, Amanda. Portals: a treatise on a internet-distributed television. Michigan, Maize Books. 2017
MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: UNESP, 2003. p. 235-240.
OSTERWALDER, Alexander ; PIGNEUR, Yves. Business Model Generation: Inovação em modelo de negócios. São Paulo: Alta Books, 2011 PRATTEN, Robert. Getting Started with Transmedia Storytelling: a practical guide for beginners. 2015.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF; Martins Fontes, 2012. SHIRKY, C. Cultura Participativa. Zahar. São Paulo. 2011.
VOGLER, Christopher. A jornada do escritor : estruturas míticas para escritores. Aleph, 2015.
6. INFORMAÇÕES ADICIONAIS:
Será emitido certificado para os participantes que tiverem o mínimo de presença exigido (75%).
A realização do curso está sujeita a um número mínimo de inscritos.
…
Você ainda tem alguma dúvida? Entre em contato com a gente.
Tel. (21) 2233-0224 / 2516-3514 // WhatsApp (21 98909-3774)
[email protected] / [email protected] / www.escoladarcyribeiro.org.br
Venha fazer parte da Geração Darcy!