CURSO DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL
Professora: Márcia Bessa
Segundas-feiras, das 19h às 21h, via plataforma Zoom.
Início em 28 de junho.
Aulas nos dias: 28/6, 5, 12, 19, 26/7, 2, 9, 16, 23, 30/8, 6, 13, 20 e 27/9.
INSCRIÇÕES:
Preencher o formulário e enviar para: [email protected] e/ou [email protected].
PAGAMENTO:
À vista com 5% desconto = R$ 898,70
Via transferência bancária, PIX ou Cielo
Dados bancários
Instituto Brasileiro de Audiovisual
CNPJ nº 02.605.336/0001-03
Conta 408.757-7
ag. 0183-X
PIX 02.605.336/0001-03*
*Ao pagar via pix é imprescindível o envio do comprovante para o e-mail [email protected] para a efetivação da matrícula.
Em até 3x no cartão = R$ 946,00
EMENTA
O conceito de produção cinematográfica e audiovisual. As etapas do processo de produção. As diferentes funções do produtor. A equipe técnica e o departamento de produção. Os documentos e formulários de produção. A elaboração de projetos audiovisuais. Os diferentes formatos, plataformas e a cultura da convergência. A legislação e o mercado de cinema e audiovisual.
OBJETIVOS
– Conhecer todas as etapas da produção audiovisual;
– Compreender o papel do produtor e de sua equipe na indústria audiovisual;
– Aprofundar conhecimentos sobre os sistemas de produção da política audiovisual, suas
formas de incentivo e suas relações mercadológicas;
– Desenvolver competências para a execução de projetos para o mercado audiovisual.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1ª Aula: apresentação do curso, da professora e dos estudantes.
2ª Aula: conceitos de produção cinematográfica e audiovisual.
3ª Aula: processo de realização cinematográfica e audiovisual: preparação, pré-produção,
produção e pós-produção.
4ª Aula: equipe de produção: estrutura e funções de seus distintos membros. As tarefas do
produtor.
5ª Aula: documentos de produção: análise técnica, plano de filmagem, cronograma de
produção e orçamento. Formulários, cartas, autorizações e contratos diversos.
6ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: análise técnica.
7ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: plano de filmagem.
8ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: orçamento.
9ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: sinopse, objetivos e justificativa.
10ª Aula: elaboração de projetos audiovisuais: orientações e dúvidas.
11ª Aula: política nacional do audiovisual: produção, distribuição e exibição.
12ª Aula: papel da Ancine e as formas atuais de fomento: Leis de Incentivo e Fundo Setorial do
Audiovisual (FSA).
13ª Aula: mercado audiovisual brasileiro. Formatos e janelas de exibição disponíveis.
Convergência digital e ambiente multiplataforma. Entrega dos projetos audiovisuais pelos
estudantes.
14ª Aula: entrega de notas e feedbacks aos estudantes.
METODOLOGIA
Aulas expositivas, dinâmicas e participativas. Leituras de textos. Exemplos de projetos, debates
e exercícios práticos. Apresentações de trechos de filmes e outros produtos audiovisuais.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Trabalhos pontuados envolvendo leituras de textos, vistas de filmes e resenhas (até 3 pontos)
e elaboração de projeto audiovisual final (complementar o total de pontos, até 10 pontos).
FILMOGRAFIA
– “Diário de uma filmagem” (1986), de Ingmar Bergman.
– “Festim diabólico” (1948), de Alfred Hitchcock.
– “O apocalipse de um cineasta” (1991), de Eleanor Coppola, Fax Bahr e George Hickenlooper.
– “O jogador” (1992), de Robert Altman.
– “A Noite americana” (1973), de François Truffaut.
– “Vivendo no abandono” (1995), de Tom DiCillo.