PATROCÍNIOS
Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura,
Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Escola de Cinema Darcy Ribeiro
……………. APRESENTAM ……………..
Rio de Imagens – Olhar da Rua
O projeto, contemplado em 2018, prevê a produção de dois documentários em curta-metragem, realizados por alunos e professores da Escola. O tema escolhido é o Cais do Valongo, localizado na zona portuária da cidade do Rio de Janeiro, por sua importância histórica.
Nilcemar Nogueira, Secretária Municipal de Cultura
À frente da Secretaria Municipal de Cultura, temos direcionado esforços para a implementação de uma política de estado baseada na democratização cultural da cidade. Com o compromisso de dar fim ao pesadelo da “cidade partida”, nossa gestão acredita que os conceitos de centro e periferia não contemplam uma política cultural de fato integradora. Por isso, foi traçado um novo mapa simbólico, em que toda a cidade é o centro e cada região é um manancial de produção pulsante de cultura.
Para avançar nesse processo de ressignificação e equacionar as potencialidades, elegemos cinco eixos estratégicos: gestão de escuta ampliada e participativa, cultura pela diversidade e cidadania, programa integrado de fomento à cultura, valorização da rede de equipamentos culturais, e memória e patrimônio cultural. Assim pudemos colocar em prática uma série de ações efetivas, com foco no lema “Cultura+Diversidade”.
A cultura plural, rica e forte do Rio de Janeiro é, ao lado na natureza opulenta, o grande capital da cidade. Ela tem poder regenerador, capaz de corrigir rumos e mudar vidas. Fortalecer, apoiar e difundir nossa cultura não é apenas dever de cada um de nós: é questão de sobrevivência e de resistência.